Konnichiwa Anne: Before Green Gables (こんにちは アン 〜Before Green Gables) é um prequel do classico Akage no Anne (赤毛のアン) de Isao Takahata, são diversos anos de diferença então temos uma mudança enorme em tudo!
Para começar temos algo no mínimo questionável, que no caso é o diretor Katsuyoshi Yatabe, (des)conhecido por ser o diretor de Dinossauro Rei e de alguns hentais como B0KU NO PIC0 e mais doujinshins, temos também Michiru Shimada como series composition/script da maioria dos episódios, Takayo Nishimura como designer e diretor de animação principal do projeto.
LIMITAÇÕES E INCONSISTENCIAS
Nippon Animation é um estúdio bem popular e com alguns clássicos como Hunter X Hunter (1999), Corretor Yui, e outros, mas a maioria de seus animes sofre com um mau gerenciamento de cronogramas e os mais atuais sendo muito contidos e as vezes uma mistura de vários estilos de off model e com produções aparentemente um pouco conturbadas.
Com esse Anne não seria tão diferente assim, a maioria esmagadora dos episodios é inconsciente e muitas sequencias animadas são mal executadas.
A cena abaixo é o do episódio 24 dirigido por Kidokoro Seimen, e possui problemas com a consistência da forma da árvore, ela aparece inicialmente pintada como o resto do BG e depois é pintada como cel shading , causa estranhamento pois não possuem nem a mesma cor, isto pode ser um problema de direção da cena que levou a essa sequência ser tão ruim
Eu sei, falando assim parece o pior show animado da história do WMT, mas, ele ainda possui seu lado bom, que no caso é possuir alguns bons nomes na staff da série, Ken'Ichi Nishida é de longe meu diretor favorito aqui! Seus episódios como storyboarder e diretor costumam ser os mais interessantes nesse quesito, Manabu Oohashi é um veterano que participou muito como animador e diretor de animação junto de Takayo Nishimura.
Algumas pessoas inesperadas verm a aparecer aqui, mas comentarei sobre elas depois, mas é imposivel não citar que mesmo com alguns bons nomes o anime é completamente morto.
Impressões a cerca do episodio #01
O primeiro episódio da série tem seu designer como diretor de animação e a direção de Ken'Ichi Nishida que vai aparecer em alguns dos melhores episódios da primeira parte do anime, ele definitivamente é um dos melhores nomes aqui, o storyboard ficou a cargo de Katsuyoshi Yatabe (diretor do anime)
Não existe muita coisa a se destacar aqui além do fato do episodio ser um pouco consistente e que ele se move, mas vale mencionar que o trabalho de Nishimura como diretor de animação é bom.
Abaixo se encontra a melhor cena do episodio provavelmente feita por Keiko Katou
Ken'ichi Nishida e seus episódios
Como falar de Before Green Gables e não falar dele? Ken'ichi Nishida, este homem dirigiu e fez storyboard de mais ou menos 10 episódios do anime e sabe trabalhar muito bem com ângulos!
Ele trabalha em Anne desde o episódio 01 deste prequel e fez até o 37, é interessante ver que a escolha de planos geralmente é dos personagens vistos através de planos aéreos/baixos, através de janelas ou ponto de vista do personagem
Seus episódios são realmente dignos de nota, sendo sempre muito bons para os parâmetros deste show. |
Todas estas cenas vem de episódios onde Nishida é storyboarder |
Nishida tem inicialmente os episódios mais interessantes do anime, sua direção é extremamente carismática, muitas das vezes eu nem precisei ver os créditos para saber que ele estava envolvido ali
Takayo Nishimura e Manabu Oohashi
|
ep22 Part B (Takayo Nishimura) |
Nishimura é o designer de personagens da série e foi diretor de animação em alguns episódios, seus episódios posteriormente foram marcados pela presença de Manabu Oohashi como companheiro na direção de animação e as vezes animador do topo da lista de key animators, seus episódios são bem consistentes!
|
ep22 Part A (Manabu Oohashi) |
Ambos são animadores/diretores de animação muito bons e desenham muito bem os personagens (principalmente Nishimura por ser o designer) Vale muito a pena assistir seus episódios!
Yoshiharu Satou, Ayako Hata e Kazutaka Ozaki
Yoshiharu Satou trabalhou como diretor de animação neste show e o maior destaque de seus episódios são Ayako Hata e Kazutaka Ozaki, ambos animadores que "tiraram leite de pedra", Satou e Ozaki se tornaram regulares no estúdio desde então porém não se sabe muito sobre o que Hata fez para NipponAni.
Ayako Hata é uma animadora muito boa, suas cenas são sempre as mais tocantes e bonitas, tendo um timing muito característico Além dos episódios de Satou, Hata voltou para o climax do episodio final do anime, o que caiu muito bem, sua cena como de costume trabalha bem a ação de personagem, você pode perceber isso no primeiro corte, no segundo 0:26 até 0:34, e em 0:57 onde os movimentos de Anne são suaves e delicados.
Kazutaka Ozaki é outro nome muito bom, ele está presente junto de Hata e como dito antes ele se tornou regular na Nippon Animation depois de Anne, talvez tenha sido o autor desta cena aqui:
Curiosidade: Yoshiharu Satou foi o character designer original do anime (fez a base da aparência dos personagens posteriormente desenhados por Takayo Nishimura) e em 2011 ele e mais algumas pessoas que trabalharam no show participaram de um ONA chamado Chikyuu wo Mitsumete.
EXTRAS:
O pior episodio do anime
O episodio 13 do anime com certeza foi no mínimo um dos piores, Before Green Gables é um show bastante limitado e pelo que eu falei acima você já deve ter notado, muitos episódios são inconsistentes e mal se movem, mas este é pior, por algum motivo Anne tem um aspecto terrível em todos esses 24 minutos, algumas imagens abaixo
De um show como este é esperado ter muito off model, mas, neste episodio, foi a outro nível, a maior parte dele possui a Anne tendo olhos tortos e rosto mal acabado
Existem shots decentes, mas ainda assim eles não são tantos e não conseguem salvar este episodio.
Composição estranha
Se você conhece o antigo anime de Anne (Akage no Anne/赤毛のアン) sabe que um dos maiores méritos do anime é sua composição, principalmente pela beleza dos backgrounds da série, o trabalho de Masahiro Ioka (Diretor de Arte) aqui é fantástico!
O anime de 2009 tenta emular um estilo similar, porém com tecnologia atual (animação digital), porém, ao contrario dos belíssimos quadros da versão de 79, este falha muito no inicio, deixando a composição das cenas um tanto destoante, como por exemplo em:
Em ambas as cenas a personagem destoa do cenário, principalmente na primeira, foi uma boa tentativa, mas não deu tão certo na pratica, depois de alguns capítulos ela melhora um pouco, mas continua não tão boa, os cenários não são feios, pelo contrario, alguns são lindos, entretanto a maneira como a direção de arte mescla o background e os objetos em cena deixa muito a desejar
CONCLUSÃO:
Não é um anime perfeito, não é um anime incrível, mas existem alguns destaques em vários episódios, sendo eles direção e script, particularmente a evolução de Anne no arco final é algo que me me fez pensar que valeu a pena assistir.
Se quiser dar uma checada na equipe que fez os 39 episódios pode acessar
esse link
A você que leu até aqui, muito obrigado!
Comentários
Postar um comentário